Biometria

    A palavra biometria vem do latim (sendo que bio significa vida e metria significa medida) e refere-se à ciência dedicada à medição e análise de dados biológicos, nomeadamente de caraterísticas físicas e comportamentais dos seres vivos. Recentemente esta ciência tem sido utilizada para fins de segurança, visto que permite identificar cada pessoa unicamente através destes dados.

    Os dados utilizados podem ser se vários tipos, recolhidos por sistemas distintos, sendo que alguns dos mais populares são:

Impressão digital:

O sistema capta a imagem da impressão digital do utilizador com um leitor biométrico ótico e compara-a com um banco de dados de imagens com as impressões digitais gravadas. É um método rápido, fiável (pois as impressões digitais de um indivíduo são praticamente imutáveis) e de baixo custo, o que explica a sua popularidade.


Reconhecimento facial:

Consiste em mapear um rosto (em 3D ou 2D), criando uma imagem que será utilizada para o desbloqueio de funções de identificação. Uma das desvantagens deste sistema é o facto de o rosto das pessoas se alterar ao longo do tempo devido a vários fatores, nomeadamente o envelhecimento. Há também pessoas preocupadas com a possibilidade de estes dados serem utilizados para fins não autorizados pelo utilizador.

 

Reconhecimento de voz:

Este método faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe, etc.) e comportamentais (sotaques, entoação, etc), criando um perfil sonoro único a cada utilizador que pode ser utilizado como uma assinatura. Apesar do baixo custo que torna este método apelativo, a fiabilidade é baixa, visto que qualquer ruído de fundo pode comprometer a captação e análise dos dados. Para além disso alterações causadas por problemas de saúde ou mesmo pelo envelhecimento também comprometem a veracidade das análises.


Reconhecimento da retina:

É um dos sistemas biométricos mais seguros que existem, visto que a disposição dos vasos sanguíneos que irrigam a retina varia de pessoa para pessoa e nunca muda. Os meios necessários para a recolha e leitura dos dados não são simples, o que dificulta a falsificação das informações. O usuário tem de olhar para um dispositivo e uma luz infravermelha de baixa intensidade fará a “leitura” da retina. Embora seguro, é bastante invasivo e incômodo.


    Em suma, a biometria é uma ciência que tem ajudado imenso ao avanço de sistemas de segurança em todo o lado e é um exemplo de tecnologia que melhora o nosso dia-a-dia.


Webgrafia


Comentários