Multimédia Digital

Conceito de multimédia digital

    A palavra multimédia pode ser dividida em duas partes: multi, que, em latim, significa múltiplo ou numeroso, e media, que, em latim, significa meio ou centro. Concluímos assim que multimédia significa uma comunicação que envolve múltiplos meios ou intermediários com o objetivo de transmitir uma mensagem.

    Por outro lado, um sistema digital é uma tecnologia que usa dados discretos e descontínuos, os elementos (chamados mídia), que são representados sob a forma digital sendo convertidos em código binário.

    Mas o que é a multimédia digital?

    A multimédia digital é a área relacionada com a combinação computorizada de quaisquer meios pelos quais a informação pretendida possa ser representada, transmitida, armazenada, e processada sob a forma digital, nomeadamente texto, animações, imagens, gráficos, vídeos, sons, entre outros.

    Em cada produto multimédia existe pelo menos um tipo de média dinâmico (ou seja, capaz de apresentar movimento, como por exemplo som e vídeo) e um tipo de média estático (ou seja, incapaz de apresentar movimento, como por exemplo texto e imagem).



Diferença entre Realidade virtual e Realidade aumentada

    A Realidade virtual e a Realidade aumentada são duas tecnologias que têm vindo a crescer nos últimos anos, sendo cada vez mais as pessoas interessadas e os produtos disponíveis para estes fins.

    Estas duas tecnologias, apesar de serem muitas vezes confundidas, são muito diferentes e têm propósitos e aplicações distintas. Com esta publicação pretendo esclarecer tudo isto.

 

Realidade virtual

    A Realidade virtual é, por definição, um modo de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por um sistema informático.

    Estas simulações artificiais têm como objetivo recrear um ambiente ou situação da vida real, submetendo o utilizador a uma experiência imersiva e fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa.

    Para conseguir este objetivo, os dispositivos estimulam os sentidos do utilizador, especialmente, mas não exclusivamente, a visão e a audição, de modo a que este se sinta mais próximo da realidade, utilizando a imersão, a interação e o envolvimento para a implementação da realidade virtual.

    A Realidade virtual tem inúmeras aplicações, sendo a mais conhecida os videojogos, porém estes ambientes virtuais são utilizados em muitas mais áreas, como por exemplo na medicina, na arquitetura, na engenharia, na educação, no desporto, entre muitas outras.



Realidade aumentada

    A Realidade aumentada é, por definição, a integração de elementos ou informações virtuais em visualizações do mundo real através de uma câmara e com o uso de sensores de movimento.

    Esta tecnologia cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies existentes no mundo real, fazendo com que este e o mundo virtual se complementem e possam interagir.

    A tecnologia de Realidade aumentada está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criar novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de telemóvel, é possível fazer medições virtuais de objetos reais, fazer traduções de placares em tempo real e gerir a disposição de móveis, entre outras coisas. Um exemplo de realidade aumentada é o jogo “Pokémon Go”, em que as criaturas do jogo são integradas no mundo real através da câmara do smartphone do utilizador.



Webgrafia

1.       https://sites.google.com/site/aplicacoesinformaticasb13/grupo1

2.       https://rodrigobaldaia.wordpress.com/category/introducao-a-multimedia-digital/

3.       https://classroom.google.com/u/1/c/MTY3NTAyMTg0NDY0/m/MTc3MTg3MjAyNjc5/details

4.       https://belodigital.com/tecnologia/a-revolucao-digital/

5.       https://tecnoblog.net/260160/qual-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada/

6.       https://www.iberdrola.com/inovacao/o-que-e-realidade-aumentada

7.       https://classroom.google.com/u/1/c/MTY3NTAyMTg0NDY0/m/MTc3MTg3MjAyNjc5/details

8.       https://engenhariae.com.br/tecnologia/teslasuit-leva-a-realidade-virtual-a-um-novo-patamar-nao-apenas-para-jogos?amp

9.       https://www.4ieng.com.br/single-post/Como-aumentar-suas-vendas-com-Realidade-Aumentada-e-Virtual 


Diana Ramos

nº10, 12ºC 


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