Texto

    Hoje começamos a falar de uma unidade nova, o texto.

    O texto é um tipo de média que vemos todos os dias e sem o qual a maneira como comunicamos seria muito diferente.

    O texto é formado por associações de caracteres, que, para serem utilizados em computadores, precisam de ser codificados, pelo que, antes da década de 60, havia diferentes códigos de representação se símbolos, sendo este diferente entre marcas, e, muitas vezes, até entre modelos.

    Porém, na década de 60, passou a haver a necessidade de os computadores comunicarem entre si, o que não era possível entre computadores com códigos de representação de caracteres diferentes, pelo que surgiram padrões de codificação. Estes são uma regulação da representação de caracteres em computador e consistem em tabelas com grupos de bits que representam diferentes caracteres. São exemplos disto:

ASCII

A tabela de código ASCII (American Standart Code Information Interchange) foi criada na década de 60 e foi uma tentativa de criar um padrão utilizado por todos os computadores, facilitando a troca de dados entre eles.

Eram utilizados conjuntos de 7 bits que permitiam representar 128 caracteres. O código foi posteriormente ampliado, passando a utilizar conjuntos de 8 bits (correspondentes a 1 byte), permitindo assim representar 256 caracteres.

Porém, este código tinha falhas. Apesar da ampliação, 256 caracteres continuavam a não ser suficientes para representar todos os caracteres utilizados por todo o mundo, sendo que a tabela ASCII era focada principalmente no inglês, visto que foi desenvolvida nos Estados Unidos.

Unicode

O Unicode apareceu em resposta à insuficiência da tabela ASCII e engloba a maioria dos caracteres utilizados em todo o mundo, tendo sido desenvolvido em simultâneo por várias empresas como a Aplle, Adobe, Microsoft, entre outras.

Os códigos permitem utilizar conjuntos de 4 bytes para codificar caracteres comuns, caracteres acentuados, símbolos matemáticos e de pontuação, entre outros, sendo mais extensa do que a a tabela ASCII.

    Há sites que permitem fazer a conversão de palavras ou de imagens em código ASCII.

    O site "ASCII Generator" é um deles, e eu usei-o para escrever o meu nome em várias das fontes disponíveis:

  • Fonte: 3x5

                

  • Fonte: acrobatic

               

  • Fonte: alphabet

                

  • Fonte: block

                

  • Fonte: bubble 

      

  • Fonte: digital 

      

  • Fonte: smkeyboard

                

Usei também o site "Glass Giant" para converter estas imagens em ASCII.





Webgrafia



 


    

Comentários