Há vários formatos para guardar ficheiros e imagens digitais, sendo que o vários programas de computador têm de ter capacidade de ler e guardar documentos nesses formatos.
Estes programas destinados a imagens podem ser divididos em duas categorisas: programas vetoriais (gráficos ou desenho) e programas bitmap, sobre os quais esta publicação vai incidir.
Há ainda que classificar as técnicas de compressão de imagem quanto à sua natureza:
- Técnicas de compressão sem perdas: Nestas a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem, não alterando a sua qualidade;
- Técnicas de compressão com perdas: Nestas a compressão, seguida pela descompressão, resulta na perda de alguma informação e qualidade da imagem.
Voltando às imagens bitmap, os seus ficheiros podem ter 6 formatos:
BMP (Bitmap)
É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É um formato que não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
GIF (Graphics Interchange Format)
Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original.
Estes ficheiros, que ocupam um pequeno espaço no computador e não suportam mais do que 256 cores, são lidos por muitos programas.
O seu sucesso na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
JPEG (Joint Photographic Experts Groups)
Formato muito popular para compressão de ficheiros e trabalhar em páginas Web, apesar de ter vários níveis de compressão com perdas, diminuindo a qualidade da imagem.
A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
PDF (Portable Document Format)
Formato criado com o programa Adobe Acrobat, muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.
PNG (Portable Network Graphics)
Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.
TIFF (Tagged Image File Format)
Formato sem compressão, muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização.
É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem e o ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.
Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
Webgrafia
- https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fblog.graficamarreco.com%2Fprincipais-formatos-de-arquivo-para-impressao%2F&psig=AOvVaw3N6lB3k6h8a9RwGSTOIK-_&ust=1607636544531000&source=images&cd=vfe&ved=0CAMQjB1qFwoTCKjSt__uwe0CFQAAAAAdAAAAABAV
- https://www.infowester.com/imagens.php
- https://neilpatel.com/br/blog/formatos-de-imagem/
Comentários
Enviar um comentário